O Ministério do Apóstolo João em sua Maturidade
Semana 4 - Domingo
Ler com oração Ler: Êx 19:3-7, 20-21, 25; At 7:27
"Moisés era fiel, em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que haviam de ser anunciadas " (Hb 3:5)
MINISTROS ÚTEIS E SERVOS FIÉIS
Após cruzar o Mar Vermelho, o povo de Israel foi levado ao monte Sinai. Ali Deus proferiu Suas palavras mais importantes, embora não o tenha feito diretamente, pois, segundo vemos, Moisés entrava na presença do Senhor e depois transmitia Suas palavras ao povo (Êx 19:3-7, 20-21, 25).
As primeiras palavras faladas por Deus no monte Sinai estão registradas em Êxodo 19:4-6a: "Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa". Essa é uma palavra doce! Deus é como uma águia, e nós, como seus filhotes. Ele nos coloca sobre Suas asas e nos faz achegar a Ele.
O objetivo de tirá-los de lá era conduzi-los ao deserto para que aprendessem a servir a Deus e, por fim, pudessem ser introduzidos na boa terra de Canaã (Êx 9:1; 3:8). Deus queria fazer deles uma nação de sacerdotes, um povo de propriedade peculiar entre todos os povos. Semelhantemente, esta é a nossa experiência: Deus nos tirou do mundo e nos colocou na igreja para servi-Lo. Aleluia!
Moisés transmitiu essas palavras aos israelitas de maneira fiel, todavia o versículo 8 registra que o povo respondeu indicando que se sentia muito capaz de fazer algo para o Senhor: "Tudo o que o Senhor falou faremos". O povo de Israel vivia na esfera da alma e se achava capaz de cumprir o que Deus lhe ordenara.
Depois que o povo respondeu daquela forma, Deus mudou Seu tratamento em relação a eles. Todo aquele que tocasse o monte Sinai seria morto, e haveria trovões, relâmpagos e uma espessa nuvem sobre o monte. Além disso, Deus deu-lhes os Dez Mandamentos e os estatutos para que os cumprissem. Dessa maneira, o Senhor queria mostrar-lhes a incapacidade do homem natural de guardar a lei.
O ministério de Moises foi tirar os filhos de Israel do Egito, salvando-os da aflição sob a qual estavam. De seu ministério aprendemos que Deus deseja usar-nos para libertar Seu povo, mas, para isso, Ele precisa fazer passar pela morte todas as nossas habilidades naturais, inclusive nossa eloquência, a fim de, então, em ressurreição, sermos úteis para cumprir Sua vontade. Se permitirmos o trabalhar do Senhor em nossa vida, Ele também nos tornará ministros úteis e servos fiéis, assim como foi Moisés em toda Sua casa (Hb 3:5). Aleluia!
Palavra-chave: Ministros úteis e servos fiéis.
Pergunta: Qual foi o objetivo do povo de Israel sair do Egito?
“Conquistando a boa terra” – cap. 2 – Dong Yu Lan.
“As riquezas insondáveis de Cristo” – caps. 11-13 – Dong Yu Lan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário